fbpx

Introdução ao TOTVS RM Chronus | 2023

Introdução ao TOTVS RM Chronus | 2023

Está em busca de uma introdução de forma rápida e prática na versão mais recente do sistema de ERP TOTVS RM, a 12.1.2306? Então este conteúdo é para você! Acompanhe nossa aula introdutória ao módulo Chronus do TOTVS RM em 3 minutos.

Nesta aula, você vai saber de detalhes sobre a navegação e suas principais funções do TOTVS RM Chronus, clique no vídeo abaixo e assista agora mesmo!

Está sem tempo para assistir o vídeo? Acompanhe o nosso resumo logo abaixo:

Primeira visão do Modulo Chronus

Assim como os demais módulos da linha TOTVS RM, a navegação é feita pelos menus que se encontram na parte superior da tela. Abaixo falaremos um pouco sobre cada menu e suas principais funcionalidades.

Cadastros

Nesta aba, podemos realizar o cadastro de funcionários, Horários seja por intervalo ou por Jornada, Grupos de descanso, Feriados, os Abonos, além disso temos o menu de Alterações Globais onde é possível fazer alterações a nível global.

O cadastro de funcionários que se encontra no TOTVS RM Módulo Chronus, é o mesmo que se encontra no Módulo RM Labore, ou seja, todas as informações e alterações são realizadas para os dois módulos de forma unificada e integrada.

Entrada de Dados

Neste menu você pode realizar o cadastro dos terminais de coleta, caso sua empresa opte não usar o padrão AFD nos arquivos de importação (Não é recomendado), você pode criar layouts personalizados.

A seção Importação de Batidas, encontra-se uma das principais funcionalidades do Módulo RM Chronus, que é a de importação. O funcionário faz o registro da batida de ponto no sistema de coleta, essa informação é salva em um arquivo de texto (.txt) e importado para dentro do Módulo através da funcionalidade importação de Batidas.

Além dessas funcionalidades, podemos também Visualizar o AFDT, verificar o histórico de importação de um período ou um funcionário específico, podemos também importar dados de informação de um funcionário por arquivo de texto (.txt) atráves da Importação de Dados.

E ainda é possível trabalhar com o controle de crachás, caso a empresa utilize.

Movimento

Nessa aba é onde estão as funcionalidades que farão a integração entre o sistema TOTVS RM Labore e Chronus. Todas as ocorrências que são apuradas no ponto, fazemos o lançamento na folha no RM Labore por esse menu, onde as ocorrências são apuradas, calculadas e depois lançadas para a folha de pagamento.

Nesse mesmo menu ainda conseguimos fazer operações como: Cancelar as batidas de ponto, Bloquear e Recalcular o “espelho” de vários funcionários de forma global. 

Processos

Neste menu, é possível realizar várias ações de forma global dentro do sistema TOTVS RM Chronus, como: Aprovação e lançamento de Abonos, batidas e batidas fora do perímetro.

Banco de Horas

Caso a empresa trabalhe com regime de banco de horas, nesta aba será possível realizar a Compensação e Lançamento de dados do Banco de horas.

Relatórios

Nessa aba, nos conseguimos trabalhar com os relatórios que o sistema TOTVS RM Chronus possui por padrão como: Espelho do Cartão, Banco de Horas, Escala de Horários entre outros.

Configurações

Aqui nesta aba, nos vamos fazer uma das ações mais importantes para o funcionamento do sistema TOTVS RM Chronus, que é o cadastro dos Períodos. Esta ação é semelhante a ação de Liberação de Competência, dó módulo Labore (Temos uma aula mostrando como fazer a liberação de competência no módulo labore, é só clicar aqui.) 

Nesta seção nos iremos fazer o cadastro dos Períodos que serão apurados dentro do ponto. Além dos períodos, nós vamos parametrizar o sistema como um todo através deste menu Parametrizador. É interessante permitir que apenas usuários com permissão de administrador possa realizar as ações nesta aba.

Assinatura Eletrônica

Caso você tenha a licença, você usar a assinatura eletrônica para seus documentos, usando esta aba.

Customização

Nesta aba que vai aparecer todas as customizações criadas para o sistema.

Gestão

Esta aba possui um menu global, ou seja, todos os sistemas TOTVS RM irão possuir este mesmo menu, que nele é possível gerar cubos, planilhas e outros relatórios personalizados.

Ambiente

Neste menu você pode realizar parametrização do sistema de ponto e parametrizações globais dentro do sistema.

Esse foi um breve resumo da visão geral dos menus TOTVS RM Chronus, recomendamos que assista o nosso vídeo completo no início da página pois nele apresentamos uma explicação completa de cada ponto apresentados nesse artigo.

Se você quer aprofundar os seus conhecimentos nesse módulo, confira o nosso treinamento completo: Clique Aqui

Caso precise de mais informações entre em contato conosco.

A RFB Sistemas é uma consultoria independente e que pode auxiliar a sua empresa com serviços relacionados ao TOTVS Protheus e Power BI da Microsoft. Clique aqui para ter um atendimento personalizado!

Sobre nós:

A RFB Sistemas é uma consultoria e escola há mais de 15 anos no mercado e já atuamos em diferentes setores e portes de empresas ajudando a implantar a melhor solução para gerenciar os seus negócios, o que possibilita que sua empresa consiga tomar decisões mais rápidas, assertivas e claro otimizando resultados. Além disso já capacitamos mais de 1.600 profissionais a utilizarem as ferramentas, como: TOTVS Protheus e RM, Microsoft Power BI e Excel

Artigos Sugeridos

Atenção | Configurador de Tributos TOTVS Protheus – Leia antes de implantar a rotina Clique Aqui

Documentação e Referências

TDN TOTVS RM, clique aqui


Cadastro do Grupo de Eventos TDN TOTVS RM, clique aqui

 

Protheus, TOTVS, Microsiga e RM são marcas registradas pertencentes a TOTVS S/A.
A RFB Sistemas é uma consultoria independente da TOTVS, e não possui qualquer relação comercial ou de parceria com a TOTVS.
Os conteúdos apresentados nesse artigo não expressam a opinião da TOTVS, e foi criado exclusivamente para fins didáticos.