fbpx

Liberação de Competência | TOTVS RM Labore | 2023

Liberação de Competência | TOTVS RM Labore | 2023

Está em busca de como efetuar a liberação de competência no módulo Labore de forma rápida e prática na versão mais recente do sistema de ERP TOTVS RM, a 12.1.2306?

Então este conteúdo é para você! Acompanhe nossa aula e aprenda como fazer sobre o módulo labore do TOTVS RM em 3 minutos.

Nesta aula, você vai encontrar como fazer a liberação de competência no sistema TOTVS RM Labore, clique no vídeo abaixo e assista agora mesmo!

Está sem tempo para assistir o vídeo? Acompanhe o nosso resumo logo abaixo:

Liberação de Competência

Depois de efetuar todas as rotinas do mês, admimissões, demissões, geração de encargos, contabilização da folha, transmissão para o e-social, precisaremos fazer o fechamento da folha e liberar a competência para começar a trabalhar no mês seguinte.

A ação de virar a competência de um mês para o outro é IRREVERSÍVEL, ou seja, não será possivel voltar a competência depois de virar.

Gerando histórico de provisão

Uma rotina que é essêncial antes de virar a competência, é fazer a geração dos históricos de provisão.

Acessando o menu Encargos > Geração de histórico de provisão, conforme a imagem abaixo;

Você pode colocar uma descrição do processo, mas não é obrigatorio.

Avançando, é recomendado marcar (ou marque caso não esteja) a provisão de 13º Salário e Férias, pois a não marcação do mesmo poderá causar um bloqueio da liberação de competência.

Agora é só avançar até terminar a execução, um aviso como esse será mostrado.

Liberando competência

Com o histórico de provisão criado, agora iremos de fato começar a liberação de competência. 

Acessando o menu Folha Mensal > Liberação de Competência

Irá abrir um assistente, avance para chegar nesta tela.

O sistema irá te alertar novamente de realizar um backup da competência que não foi alterada por questões de segurança. Irá alertar também que não pode existir quaisquer outros usuários (apenas o administrador que está realizando a mudança) logados no sistema durante a transição.

Informe os parâmetros de liberação de acordo com a necessidade. Você pode escolher onde salvar os logs clicando no ícone de pasta logo abaixo.

E clique em avançar.

Informe qual será o mês da nova competência, neste exemplo a competência anterior era de 08/2023, logo, o novo valor a ser inserido é do mês subsequente, no caso, 09/2023. Repita o mesmo processo para o caixa e informe a dia de pagamento no ultimo campo. Feito isso, só clicar em avançar.

Selecione a Coligada que será feita a liberação de competência, clicando na linha onde ela se encontra. E clique em avançar.

Clique em Validar Coligadas para fazer a validação, e caso apareça um ícone check verde em Status, é porque está tudo certo para realizar a Liberação. Em seguida, clique em Avançar. 

Um último aviso será mostrado e deste ponto para frente, não será mais possível reverter ou cancelar a Liberação.

Em seguida, clique em Executar.

Se tudo ocorrer dentro dos conformes, um aviso como na imagem abaixo irá aparecer.

Agora é só fechar o assistente.

Após a liberação, notará na barra inferior que a competência mudou, mas muitas vezes o caixa não muda. Para resolver esse problema basta só sair e entrar no sistema.

Esse foi um breve resumo de como fazer a liberação de competência no módulo labore do sistema TOTVS RM, recomendamos que assista o nosso vídeo completo no início da página pois nele apresentamos uma explicação completa de cada ponto apresentados nesse artigo.

Se você quer aprofundar os seus conhecimentos nesse módulo, confira o nosso treinamento completo: Clique Aqui

Caso precise de mais informações entre em contato conosco.

A RFB Sistemas é uma consultoria independente e que pode auxiliar a sua empresa com serviços relacionados ao TOTVS Protheus e Power BI da Microsoft. Clique aqui para ter um atendimento personalizado!

Sobre nós:

A RFB Sistemas é uma consultoria e escola há mais de 15 anos no mercado e já atuamos em diferentes setores e portes de empresas ajudando a implantar a melhor solução para gerenciar os seus negócios, o que possibilita que sua empresa consiga tomar decisões mais rápidas, assertivas e claro otimizando resultados. Além disso já capacitamos mais de 1.600 profissionais a utilizarem as ferramentas, como: TOTVS Protheus e RM, Microsoft Power BI e Excel

Artigos Sugeridos

Atenção | Configurador de Tributos TOTVS Protheus – Leia antes de implantar a rotina Clique Aqui

Documentação e Referências

TDN TOTVS RM, clique aqui


Cadastro do Grupo de Eventos TDN TOTVS RM, clique aqui

 

Protheus, TOTVS, Microsiga e RM são marcas registradas pertencentes a TOTVS S/A.
A RFB Sistemas é uma consultoria independente da TOTVS, e não possui qualquer relação comercial ou de parceria com a TOTVS.
Os conteúdos apresentados nesse artigo não expressam a opinião da TOTVS, e foi criado exclusivamente para fins didáticos.