fbpx

Módulo Financeiro Contas a Pagar TOTVS Protheus | 2023

Contas a Pagar TOTVS Protheus | 2023

Está em busca de uma introdução ao módulo Financeiro de forma rápida e prática na versão mais recente do sistema de ERP TOTVS Protheus, a 12.1.2210?

Então esse artigo é para você, acompanhe nossa aula e aprenda sobre o módulo financeiro, mais específico do Contas a Pagar do TOTVS Protheus em 3 minutos.

Contas a Pagar TOTVS Protheus

Principais Cadastros Financeiro Contas a Pagar

Para você utilizar a maioria das rotinas do contas a pagar, você precisa ter os seguintes cadastros já preenchidos em sua base, são eles:

  • Fornecedores
  • Naturezas
  • Bancos

Porém a maioria dos títulos no contas a pagar, são gerados após a inclusão de uma NF de entrada 

Inclusão do Título de Forma Manual no Contas a Pagar

Para efetuar o processo de uma inclusão de um título manual no contas a pagar, você precisa ir em Atualização > Funções do Contas a Pagar.

Já na tela da rotina na parte superior, clique em contas a Pagar e depois em incluir conforme a imagem.

Como se trata de um título manual, no campo prefixo, você deve preencher de uma forma que consiga identificar que ele foi incluso de forma manual, para esse exemplo utilizamos sigla MAN, dessa forma facilitando ao visualizar um relatório. Em seguida basta preencher os demais campos obrigatórios conforme imagem abaixo.

Após finalizar o preenchimento, é só clicar em salvar

Relatório Títulos a Pagar

Um dos relatórios mais utilizados no contas a pagar do TOTVS Protheus, é o de títulos a pagar, nele você pode visualizar todos os títulos a pagar separado por cliente.

Para acessar é bem simples, basta você ir em Relatórios e depois Títulos a Pagar, após preencher os paramentos solicitados você terá acesso a está tela 

Baixa Manual Títulos a Pagar

Para efetuar uma baixa você precisa retornar na rotina, funções do Contas a Pagar, selecionar um título e clicar na opção outras ações, em seguida selecione a opção Baixa Manuel > Baixar.

Ele vai abrir essa tela conforme a imagem, onde você precisa selecionar o motivo da baixa e o banco. Por último é só clicar no botão Salvar

Essa foi um breve resumo do módulo de financeiro Contas a Pagar do TOTVS Protheus 12.1.2210, recomendamos que assista o nosso vídeo completo no início da página pois nele apresentamos uma explicação completa de cada ponto apresentados nesse artigo.

Caso precise de mais informações Clique Aqui e assista o nosso vídeo na integra ou entre em contato conosco.

A RFB Sistemas é uma consultoria independente e que pode auxiliar a sua empresa com serviços relacionados ao TOTVS Protheus e Power BI da Microsoft. Clique aqui para ter um atendimento personalizado!

Para conferir a matéria completo veja nosso Vídeo no Youtube!

Sobre nós:

A RFB Sistemas é uma consultoria e escola há mais de 15 anos no mercado e já atuamos em diferentes setores e portes de empresas ajudando a implantar a melhor solução para gerenciar os seus negócios, o que possibilita que sua empresa consiga tomar decisões mais rápidas, assertivas e claro otimizando resultados. Além disso já capacitamos mais de 1.600 profissionais a utilizarem as ferramentas, como: TOTVS Protheus e RM, Microsoft Power BI e Excel

Artigos Complementares

Introdução ao TOTVS Protheus: Clique Aqui

Documentação e Referências

Novidades TOTVS Protheus 12.1.2210, clique aqui

 

Protheus, TOTVS, Microsiga e RM são marcas registradas pertencentes a TOTVS S/A.
A RFB Sistemas é uma consultoria independente da TOTVS, e não possui qualquer relação comercial ou de parceria com a TOTVS.
Os conteúdos apresentados nesse artigo não expressam a opinião da TOTVS, e foi criado exclusivamente para fins didáticos.