fbpx

Faturamento TOTVS Protheus em 3 minutos | 2023​

Faturamento TOTVS Protheus em 3 minutos | 2023 | SIGAFAT

Está em busca de uma introdução ao módulo Faturamento de forma rápida e prática na versão mais recente do sistema de ERP TOTVS Protheus, a 12.1.2210?

Então esse conteúdo é para você, acompanhe nossa aula e aprenda sobre o módulo Faturamento do TOTVS Protheus em 3 minutos.

Nesta aula você vai encontrar, quais são os principais pré-cadastros para o funcionamento do modulo Faturamento, sobre o fluxo de venda que passa pelas seguintes etapas Orçamentos, Pedidos de Venda, Liberações até Emissão da Nota Fiscal, clique no vídeo e assista agora mesmo.

Está sem tempo para assistir o vídeo, então acompanhe o nosso resumo logo abaixo:

Faturamento TOTVS Protheus

Principais Cadastros Faturamento

São cadastros essenciais, sem eles não é possível operar o módulo, para utilizar o faturamento, você precisa ter cadastrado em sua base, Produtos, Tipos de Entrada e Saída (TES), Clientes e Condição de Pagamento.

Outro cadastro necessário é o de vendedor, caso a sua empresa trabalhe com comissionamento.

Você encontra todos os pré-cadastros citados dentro do menu atualização, confira na imagem abaixo

Fluxo de vendas no Faturamento TOTVS Protheus

O processo se inicia na rotina de orçamento, pois na maioria das vezes o cliente está fazendo uma cotação de valores, após as negociações e aceite, avançamos para o pedido de venda.

Na imagem abaixo você pode visualizar onde as rotinas estão localizadas para acessá-las.

Acessando a rotina Pedido de Venda, abrirá a tela padrão de cadastro do Protheus, clicando em incluir você terá acesso aos campos conforme imagem abaixo, onde será adicionado um novo pedido de forma manual

Nesta tela você precisa preencher os campos, número do pedido e os demais campos obrigatórios marcados com asterisco (*), além dos detalhes localizado no grid inferior da tela, onde você precisa completar os campos, produto, quantidade, preço unitário e a TES, pois é com base na TES que os impostos da nossa NF serão calculados

Agora é só clicar em salvar para finalizar

Feita a inclusão do pedido de venda, você precisa efetuar as liberações, nesse exemplo será necessário efetuar a liberação do pedido de venda e a liberação de crédito e estoque, para que gere uma movimentação no estoque.

Na imagem abaixo você pode visualizar onde as rotinas estão localizadas para acessá-las.

Por último é necessário gerar o documento de saída para a emissão da Nota Fiscal, na rotina que está localizada em Atualizações > Faturamento > Documento de Saída conforme você pode ver na imagem abaixo. 

Já na tela da rotina Documento de Saída, precisamos selecionar o pedido e clicar no botão Prep. Doc’s, preencher os parâmetros e clicar em OK, conforme imagem a seguir.

Agora você deve selecionar a série da NF e confirmar, conforme você pode ver na imagem

Pronto, a NF foi emitida com sucesso, observe na imagem, que o círculo passou de verde para vermelho e no campo nota fiscal consta o número da nota

Esse foi um breve resumo do módulo de faturamento do TOTVS Protheus 12.1.2210, recomendamos que assista o nosso vídeo completo no início da página pois nele apresentamos uma explicação completa de cada ponto apresentados nesse artigo.

Caso precise de mais informações Clique Aqui e assista o nosso vídeo na integra ou entre em contato conosco.

A RFB Sistemas é uma consultoria independente e que pode auxiliar a sua empresa com serviços relacionados ao TOTVS Protheus e Power BI da Microsoft. Clique aqui para ter um atendimento personalizado!

Para conferir a matéria completo veja nosso Vídeo no Youtube!

Sobre nós:

A RFB Sistemas é uma consultoria e escola há mais de 15 anos no mercado e já atuamos em diferentes setores e portes de empresas ajudando a implantar a melhor solução para gerenciar os seus negócios, o que possibilita que sua empresa consiga tomar decisões mais rápidas, assertivas e claro otimizando resultados. Além disso já capacitamos mais de 1.600 profissionais a utilizarem as ferramentas, como: TOTVS Protheus e RM, Microsoft Power BI e Excel

Artigos Complementares

Introdução ao TOTVS Protheus: Clique Aqui

Documentação e Referências

Novidades TOTVS Protheus 12.1.2210, clique aqui

 

Protheus, TOTVS, Microsiga e RM são marcas registradas pertencentes a TOTVS S/A.
A RFB Sistemas é uma consultoria independente da TOTVS, e não possui qualquer relação comercial ou de parceria com a TOTVS.
Os conteúdos apresentados nesse artigo não expressam a opinião da TOTVS, e foi criado exclusivamente para fins didáticos.