fbpx

Débito e Crédito na Contabilidade Utilizando um Sistema ERP

Débito e Crédito na Contabilidade Utilizando um Sistema ERP

Está em busca de aprender a lançar débito e crédito no módulo Contabilidade de forma rápida e prática na versão mais recente do sistema de ERP TOTVS Protheus, a 12.1.2210?

Então esse conteúdo é para você, acompanhe nossa aula e aprenda sobre o módulo Contabilidade do TOTVS Protheus em poucos minutos.

Nesta aula você vai aprender como funcionam estas tarefas da contabilidade, clique no vídeo e assista agora mesmo.

Está sem tempo para assistir o vídeo, então acompanhe o nosso resumo logo abaixo:

Contabilidade TOTVS Protheus

Planos de contas

Dentro do modulo de contabilidade do Sistema TOTVS Protheus, vamos visualizar os planos de contas, também conhecidos como entidades contábeis, onde você vai encontrar as informações para distinguir se você vai realizar um débito ou crédito.

Existem 4 grandes grupos, são eles:

  • Ativos
  • Passivos
  • Despesas
  • Receitas

Entendendo os planos de contas

Quando surge a dúvida na realização de lançamentos contábeis e a compreensão das partidas dobradas se torna desafiadora, é hora de desvendar o conceito.Veja abaixo algumas definições que vão te ajudar a elucidar o processo de débito e crédito

1 – Contas do Ativo

No primeiro grupo de contas, encontramos os ativos, representando bens e direitos. Por exemplo, propriedades, terrenos e equipamentos. Importante observar que as contas do ativo são devedoras, indicando a necessidade de débito para aumento e crédito para diminuição.

2 – Contas do Passivo

O grupo de contas do passivo registra as obrigações da empresa, como dívidas com fornecedores. Essas contas são credoras, exigindo crédito para aumento e débito para diminuição.

3 – Contas de Despesa

Contas de despesa, são relacionadas aos gastos da empresa, possuem natureza devedora. Para aumentar o saldo, realiza-se um débito, para diminuir um crédito.

4 – Contas de Receita

No grupo de contas de receita, representando o que a empresa recebe, essas contas são credoras. Um crédito aumenta o saldo, enquando um débito diminui.

Partidas dobradas

Os lançamentos do tipo partida dobrada, determinam que para cada lançamento a débito em uma conta deve haver um lançamento correspondente ao crédito em outra conta. Ou seja, não pode haver um valor credor sem um valor devedor correspondente.

Veja o exemplo abaixo:

Demonstração prática de lançamento contábil

1 – Lançamento de Venda de Serviço

Imagine emitir uma nota fiscal de R$ 5.000,00 por serviços prestados. O débito é feito na conta do cliente, enquando o crédito vai para a conta de receita. 

2 – Recebimento do Cliente

Ao receber o valor, ocorre um débito na conta do banco e um crédito na conta do cliente.

3 – Contratação de Serviço de Limpeza

Ao contratar um serviço de limpeza , imagine que o fornecedor emitiu uma nota fiscal dos serviços prestados. O lançamento demanda um debito na conta de despesa, de origem devedora e um crédito na conta do fornecedor. 

4 – Pagamento do Serviço de Limpeza 

Ao efetuar o pagamento, há um débito na conta do fornecedor e um crédito na conta do banco.Ao 

Esse foi um breve resumo sobre lançamento de débitos e créditos do módulo de Contabilidade do TOTVS Protheus 12.1.2210, recomendamos que assista o nosso vídeo completo no início da página pois nele apresentamos uma explicação completa de cada ponto apresentados nesse artigo.

Para ter acesso ao treinamento completo do módulo de Contabilidade TOTVS Protheus 12.1.2210 inscreva-se  Aqui.

Caso precise de mais informações Clique Aqui e assista o nosso vídeo na integra ou entre em contato conosco.

A RFB Sistemas é uma consultoria independente e que pode auxiliar a sua empresa com serviços relacionados ao TOTVS Protheus e Power BI da Microsoft. Clique aqui para ter um atendimento personalizado!

Sobre nós:

A RFB Sistemas é uma consultoria e escola há mais de 15 anos no mercado e já atuamos em diferentes setores e portes de empresas ajudando a implantar a melhor solução para gerenciar os seus negócios, o que possibilita que sua empresa consiga tomar decisões mais rápidas, assertivas e claro otimizando resultados. Além disso já capacitamos mais de 1.600 profissionais a utilizarem as ferramentas, como: TOTVS Protheus e RM, Microsoft Power BI e Excel

Artigos Complementares

Contas a Receber: Clique Aqui

Documentação e Referências

Novidades TOTVS Protheus 12.1.2210, clique aqui

 

Protheus, TOTVS, Microsiga e RM são marcas registradas pertencentes a TOTVS S/A.
A RFB Sistemas é uma consultoria independente da TOTVS, e não possui qualquer relação comercial ou de parceria com a TOTVS.
Os conteúdos apresentados nesse artigo não expressam a opinião da TOTVS, e foi criado exclusivamente para fins didáticos.