fbpx

Como Utilizar o Carga Máquina no TOTVS Protheus?

Como Utilizar o Carga Máquina no TOTVS Protheus?

Está em busca aprender como verificar a capacidade de produção da sua empresa através do sistema de ERP TOTVS Protheus?

Então esse conteúdo é para você, pois nele vamos mostrar o funcionamento da Rotina Carga Máquina, presente no sistema de ERP TOTVS Protheus, responsável por fazer esse controle.

Nesta aula, trouxemos esta rotina localizada no módulo de PCP do TOTVS Protheus, para você se aperfeiçoar nesse modulo e conhecer outras funcionalidades de uma forma dinâmica e simples.

Está sem tempo para assistir o vídeo, então acompanhe o nosso resumo logo abaixo:

Carga Máquina" no TOTVS Protheus

A funcionalidade essencial dessa rotina é alocar recursos às ordens de produção em aberto, seguindo assim, parâmetros definidos e operações produtivas cadastradas previamente.

Acesso à Rotina "Carga Máquina"

Inicialmente, acessa-se a rotina “Carga Máquina” navegando pelo menu: Atualizações > Processamento. Ao selecionar essa opção, apresenta-se então, uma breve explicação sobre o propósito e a funcionalidade do programa.

Configuração dos Parâmetros

A rotina opera através da alocação de todos os recursos utilizados nas horas de produção para o período definido pelos parâmetros. Esses parâmetros incluem:

Tipo de Alocação: Define se a alocação deve ocorrer pelo início ou pelo fim das ordens de produção. Assim, o sistema aloca as ordens conforme elas são incluídas; priorizando assim, as ordens mais próximas da data de entrega.

Período de Dias: Especifica o período a partir da data de início para contagem.

Uso de Ferramenta: A operação indica se uma ferramenta específica é necessária e deve ser considerada na alocação.

Processamento e Alocação

Após definir os parâmetros, processa-se a alocação de acordo com as ordens de produção disponíveis e os recursos vinculados aos produtos dessas ordens. Durante esse processo, ajustam-se as datas de produção e de entrega, alinhando-as tanto com a capacidade quando com a disponibilidade dos recursos.

Visualização e Análise

Uma vez completada a alocação, a rotina gera então um gráfico de “Carga Máquina”, mostrando visualmente a programação de produção e também a utilização dos recursos. O gráfico apresenta uma descrição detalhada de cada recurso, como máquinas ou operadores, utilizando cores distintas para representar diferentes ordens de produção.”

Interação com o Gráfico

Zoom e Detalhes: Aumenta-se o zoom para uma melhor visualização, e ao clicar em qualquer parte do gráfico, detalhes específicos da ordem de produção aparecem, oferecendo informações como datas de início e fim, operações envolvidas e recursos utilizados.

Alterações e Priorização: Permite-se alterar datas previstas e prioridades diretamente no gráfico, ajustando assim, a programação conforme necessário.

Relatório de Produção

O sistema imprime então, um relatório detalhado da ‘Carga Máquina’, que inclui todas as operações, recursos alocados e suas respectivas programações. Este relatório torna-se essencial tanto para revisões de planejamento quanto para garantir a otimização de todos os recursos para as demandas de produção.

A implementação e utilização da rotina ‘Carga Máquina’ no TOTVS Protheus permitem um planejamento eficiente e detalhado da produção, garantindo assim a utilização otimizada de todos os recursos e o cumprimento das ordens de produção dentro dos prazos estabelecidos.

Esse foi um breve resumo sobre o funcionamento da Rotina Carga Máquina, presente no sistema de ERP TOTVS Protheus de forma gratuita, recomendamos que assista o nosso vídeo completo no início da página pois nele apresentamos uma explicação completa de cada ponto apresentados nesse artigo.

Para se matricular em nossos cursos e conferir as aulas completas, veja os nossos links logo abaixo:

Curso de Estoque e Custos 

Todos os Nossos Cursos

Caso precise de mais informações Clique Aqui e assista o nosso vídeo na integra ou entre em contato conosco.

A RFB Sistemas é uma consultoria independente e que pode auxiliar a sua empresa com serviços relacionados ao TOTVS Protheus e Power BI da Microsoft. Clique aqui para ter um atendimento personalizado!

Sobre nós:

A RFB Sistemas é uma consultoria e escola há mais de 15 anos no mercado e já atuamos em diferentes setores e portes de empresas ajudando a implantar a melhor solução para gerenciar os seus negócios, o que possibilita que sua empresa consiga tomar decisões mais rápidas, assertivas e claro otimizando resultados. Além disso já capacitamos mais de 1.600 profissionais a utilizarem as ferramentas, como: TOTVS Protheus e RM, Microsoft Power BI e Excel

Artigos Complementares

Introdução ao TOTVS Protheus: Clique Aqui

Documentação e Referências

Novidades TOTVS Protheus 12.1.2210, clique aqui

 

Protheus, TOTVS, Microsiga e RM são marcas registradas pertencentes a TOTVS S/A.
A RFB Sistemas é uma consultoria independente da TOTVS, e não possui qualquer relação comercial ou de parceria com a TOTVS.
Os conteúdos apresentados nesse artigo não expressam a opinião da TOTVS, e foram criados exclusivamente para fins didáticos.

TOTVS PROTHEUS

CURSO TOTVS PROTHEUS – ESTOQUE & PCP

R$ 840,00

á vista ou

12x 83,83

plugins premium WordPress