Olá pessoal sejam bem-vindos a nossa décima aula da série aprendendo Protheus em 2 minutos.
Se você perdeu a nossa última aula falando sobre o módulo de Contabilidade gerencial, eu vou deixar o link aqui pra vocês (https://rfbsistemas.com.br/blog/2019/11/21/aprendendo-protheus-em-2-minutos-contabilidade-gerencial/), então não se esqueçam de inscrever no canal do YouTube, deixa seu like e compartilha com seu amigo esse conteúdo, tenho certeza que você não vai querer perder. Hoje vamos falar sobre o Fiscal, então sem mais delongas, vamos lá.
Já estou no módulo Fiscal, nesse módulo gerenciamos a maioria dos tributos que são gerados no Protheus, para configurar os impostos, além dos paramêtros dos módulos do configurador, passamos pelos seguintes cadastrados.
Produtos – como podemos ver na aba impostos, conseguimos definir a aliquota de ICMS, IPI, além dos demais impostos, como aliquota de ISS, PIS, COFINS, CSLL, entre outros.
Cadastros de Clientes e Fornecedores que possuem parametrizações para impostos, também além do cadastro de Natureza, que é mais voltado para impostos relacionados à prestação de serviços, como IR, ISS, CSLL, COFINS, PIS, entre vários outros.
E o mais importante tipos de entrada e saída, também conhecido como TES, nesta pasta impostos definimos, por exemplo, a atualização dos livros fiscais de ICMS e livro fiscal de IPI, que determina as informações para geração do SPED Fiscal.
Após os cadastros serem preenchidos o sistema gera as informações para o módulo fiscal de forma automática, através da emissão de uma nota fiscal de saída pelo módulo de faturamento, ou na inclusão de uma nota fiscal de entrada, através do módulo de compras.
Essas informações podem ser conferidas através do relatório Regime de Processamento de Dados
Aqui visualizamos diversas informações como: o número da nota, seu valor contábil, código fiscal,base de calculo do impostado, imposto debitado, isentas ou não tributados, e em observações as notas canceladas.
Depois de conferir as informações e fazer os devidos ajustes, podemos enviar o SPED Fiscal, indo em Miscelanea -> Sped Fiscal.
Nesta tela vamos preencher os campos solicitados como a “data de” e “data até”, para filtrar as notas do período que desejamos gerar o arquivo que enviaremos para receita federal, clicando em avançar o sistema vai gerar esse aquivo.
Bom pessoal, espero que tenham gostado da nossa videoaula, na próxima videoaula falaremos sobre o módulo Gestão de Pessoal. Então não esqueçam de dar um like no vídeo, se inscrevam no canal, ativem o sininho para não perder nenhum conteúdo! Compartilhe com os amigos que necessitam desse conhecimento.
Aguardo você lá, até breve!
Para conferir esse tutorial completo veja nosso vídeo no Youtube!
Conclusão
Se você deseja se tornar um profissional diferenciado, a RFB Sistemas tem um combo perfeito para você, que abordará sobre o Módulo Fiscal!
Dê o primeiro passo hoje para se tornar um profissional de destaque, corre e adquira já o nosso Treinamento Fiscal
Se sua empresa precisa de suporte no TOTVS Protheus, entre em contato conosco, será um prazer te atender!
Considerações Finais
A RFB Sistemas é uma consultoria e escola focada em treinamentos, especializada em formar profissionais das ferramentas Microsiga Protheus e RM da Totvs, além de Power BI e Excel da Microsoft. Não fique de fora e desenvolva seu potencial e faça parte do nosso grupo de alunos!
Quer conhecer nossos treinamentos? Então, clique aqui!
Se estiver procurando consultoria, basta clicar aqui!
Protheus, TOTVS, Microsiga e RM são marcas registradas pertencentes a TOTVS S/A.
A RFB Sistemas é uma consultoria independente da TOTVS, e não possui qualquer relação comercial ou de parceria com a TOTVS.
Os conteúdos apresentados nesse artigo não expressam a opinião da TOTVS, e foi criado exclusivamente para fins didáticos.o