fbpx

Olá pessoal sejam bem-vindos a nossa nona aula da série aprendendo Protheus em 2 minutos.

Se você perdeu a nossa última aula falando sobre o estoque, eu vou deixar o link aqui pra vocês ( https://rfbsistemas.com.br/blog/2019/11/21/aprendendo-proth…-minutos-estoque/ ‎) então não se esqueçam de inscrever no canal do YouTube, deixa seu like e compartilha com seu amigo esse conteúdo, tenho certeza que você não vai querer perder.

Hoje vamos falar sobre o Contabilidade, então sem mais delongas, vamos lá.

Já estou no módulo contábil e primeiro vamos visualizar os principais cadastros que devem ser realizados para conseguir operar esse módulo, são eles: Calendário Contábil, Moedas Contabeis, Moedas x Calendários e por último Plano de Contas que são minhas entidades contabeis.

Agora vamos ver as rotinas que geram os lançamentos contábeis, são elas: Pontos de Lançamentos, também conhecido como lançamento padrão, pois é nessa rotina que configuramos o protheus para receber os lançamentos contábeis de formas automática das rotinas de nota fiscal de entrada, nota fiscal saída, baixa de títulos a pagar, baixa de títulos a receber que vimos nas ultimas aula dos módulos compras, faturamento e faturamento.

A segunda rotina é a de lançamento contábil automática que apesar desse nome, é onde incluo os lançamentos manuais que não vieram de outros módulos do protheus, ou caso minha empresa trabalhe apenas com o módulo contábil e essa seja a única opção para incluir um lançamento.

Para efetuar o lançamento, aqui na tela clico em incluir

e nessa proxima tela confirmo a data, lote e numero do documento.

Seguindo o primeiro campo que devo preencher é o tipo de lançamento, vai ser partida dobrada, a conta débito “51107006”= internet, a conta crédito “21101001” = fornecedores, valor R$150,00, e por último o histório do lançamento “serviço de internet – NF 235647”, clico em salvar, pronto o lançamento foi realizado e após esse processo eu já posso gerar os relatórios: razão e balancete que são famosos na contabilidade.

Bom pessoal, espero que tenham gostado da nossa videoaula, na próxima videoaula falaremos sobre o módulo Fiscal. Então não esqueçam de dar um like no vídeo, se inscrevam no canal, ativem o sininho para não perder nenhum conteúdo! Compartilhe com os amigos que necessitam desse conhecimento.

Aguardo você lá, até breve!

Para conferir esse tutorial completo veja nosso vídeo no Youtube!

Conclusão

Se você deseja se tornar um profissional diferenciado, a RFB Sistemas tem um combo perfeito para você, que abordará sobre Contabilidade Gerencial!

Dê o primeiro passo hoje para se tornar um profissional de destaque, corre e adquira já o nosso Treinamento de Contabilidade Gerencial

Se sua empresa precisa de suporte no TOTVS Protheus, entre em contato conosco, será um prazer te atender!

Considerações Finais

E por A RFB Sistemas é uma consultoria e escola focada em treinamentos, especializada em formar profissionais das ferramentas Microsiga Protheus e RM da Totvs, além de Power BI e Excel da Microsoft. Não fique de fora e desenvolva seu potencial e faça parte do nosso grupo de alunos!

Quer conhecer nossos treinamentos? Então, clique aqui!

Se estiver procurando consultoria, basta clicar aqui!

Protheus, TOTVS, Microsiga e RM são marcas registradas pertencentes a TOTVS S/A.

A RFB Sistemas é uma consultoria independente da TOTVS, e não possui qualquer relação comercial ou de parceria com a TOTVS.

Os conteúdos apresentados nesse artigo não expressam a opinião da TOTVS, e foi criado exclusivamente para fins didáticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress