fbpx

Aprenda Como Funciona o Cálculo de Custo Médio no TOTVS Protheus

Aprenda Como Funciona o Cálculo de Custo Médio no TOTVS Protheus

Está em busca de aprender como funciona o cálculo de custo médio de forma rápida e prática no TOTVS Protheus?

Então esse conteúdo é para você, acompanhe nossa aula e aprenda como efetuar o cálculo de custo médio.

Nesta aula você vai aprender o conceito de custo médio. Efetuamos o cálculo dele utilizando uma planilha excel e no final demonstramos para você um relatório do sistema TOTVS Protheus, clique no vídeo e assista agora.

Está sem tempo para assistir o vídeo, então acompanhe o nosso resumo logo abaixo:

Otimização do Processo de Cálculo de Custo Médio no TOTVS Protheus

A gestão eficiente do estoque é crucial para a saúde financeira de qualquer empresa, sendo o cálculo do custo médio um dos pilares para a manutenção de um controle preciso. 

O sistema ERP TOTVS Protheus, reconhecendo essa necessidade, oferece portando uma  solução para automatizar e simplificar esse processo. 

Vamos explorar a funcionalidade de cálculo do custo médio, destacando não apenas sua importância mas também sua eficácia na gestão de estoque.

Introdução ao Cálculo de Custo Médio

Calculamos o custo médio dividindo o custo total do estoque pela quantidade total de itens. Esta métrica é crucial para empresas que necessitam de uma gestão eficaz de estoque, pois permite uma avaliação precisa dos custos e uma melhor tomada de decisões financeiras, influenciando diretamente na determinação do custo dos bens vendidos e, portanto, no lucro bruto. 

O TOTVS Protheus automatiza esse cálculo, garantindo que as variações nos preços de compra sejam adequadamente refletidas no custo médio dos produtos. Assim como, proporcionando uma visão precisa do valor do estoque.

A Importância do Custo Médio

  • Gerenciamento de Estoque: Facilita a avaliação do custo dos bens vendidos e o valor do estoque final.

Decisões Financeiras: Auxilia na tomada de decisões sobre precificação, compras e vendas.

Preparamos uma planilha para explicar o cálculo do custo médio, ilustrando portanto, a funcionalidade do sistema de maneira prática.

Como Funciona o Cálculo de Custo Médio no TOTVS Protheus

Tomamos como exemplo a compra de 10 unidades de um produto por R$100 cada, seguida por uma compra adicional de 20 unidades a R$150 cada. Posteriormente, realizamos uma venda de 5 unidades. Através deste exemplo, ilustrou-se o impacto de cada transação no custo médio do estoque.

Afim de demonstrar a funcionalidade no TOTVS Protheus, imprimimos o relatório do sistema que mostra como esse processo pode ser automatizado, aumentando a eficiência operacional.

Como Funciona o Cálculo de Custo Médio no TOTVS Protheus

Análise e Correção de Dados

Além de calcular o custo médio, o TOTVS Protheus também oferece ferramentas para análise e correção de dados, permitindo que os usuários identifiquem e ajustem discrepâncias no estoque. 

Isso é particularmente útil para assegurar a acurácia dos dados de estoque e custo dos bens vendidos, elementos cruciais para a análise financeira e tomada de decisão.

A funcionalidade de cálculo do custo médio no TOTVS Protheus é portanto, uma ferramenta valiosa para qualquer empresa que busca otimizar sua gestão de estoque. 

Automatizando um processo que, de outra forma, seria suscetível a erros e imprecisões, o TOTVS Protheus não só assegura uma avaliação precisa do custo dos produtos, mas também contribui para uma gestão financeira eficaz.

Esse foi um breve resumo sobre cálculo de custo médio no TOTVS Protheus, recomendamos que assista o nosso vídeo completo no início da página pois nele apresentamos uma explicação completa de cada ponto apresentados nesse artigo.

Para se matricular em nossos cursos e conferir as aulas completas, veja os nossos links logo abaixo:

Curso TOTVS Protheus – Estoque & PCP

Todos nossos cursos

Caso precise de mais informações Clique Aqui e assista o nosso vídeo na integra ou entre em contato conosco.

A RFB Sistemas é uma consultoria independente e que pode auxiliar a sua empresa com serviços relacionados ao TOTVS Protheus e Power BI da Microsoft. Clique aqui para ter um atendimento personalizado!

Sobre nós:

A RFB Sistemas é uma consultoria e escola há mais de 15 anos no mercado e já atuamos em diferentes setores e portes de empresas ajudando a implantar a melhor solução para gerenciar os seus negócios, o que possibilita que sua empresa consiga tomar decisões mais rápidas, assertivas e claro otimizando resultados. Além disso já capacitamos mais de 1.600 profissionais a utilizarem as ferramentas, como: TOTVS Protheus e RM, Microsoft Power BI e Excel

Artigos Complementares

Introdução ao TOTVS Protheus: Clique Aqui

Documentação e Referências

Novidades TOTVS Protheus 12.1.2210, clique aqui

 

Protheus, TOTVS, Microsiga e RM são marcas registradas pertencentes a TOTVS S/A.
A RFB Sistemas é uma consultoria independente da TOTVS, e não possui qualquer relação comercial ou de parceria com a TOTVS.
Os conteúdos apresentados nesse artigo não expressam a opinião da TOTVS, e foi criado exclusivamente para fins didáticos.

plugins premium WordPress