Introdução ao TOTVS RM Reports| 2023
Está em busca de uma introdução de forma rápida e prática na versão mais recente do sistema de ERP TOTVS RM, a 12.1.2306? Então este conteúdo é para você! Acompanhe nossa aula introdutória ao módulo Reports do TOTVS RM em 3 minutos.
Nesta aula, você vai saber de detalhes sobre a navegação e suas principais funções do TOTVS RM Reports, clique no vídeo abaixo e assista agora mesmo!
Está sem tempo para assistir o vídeo? Acompanhe o nosso resumo logo abaixo:
Visão inicial do TOTVS RM REPORTS
Para acessar o módulo RM Reports, vá até o menu superior Gestão > RM Reports, Irá aparecer um submenu logo abaixo e então clica no icone “Mais”
Vai abrir uma nova janela onde será colocado o código e a descrição e aperta em salvar e ok.
Clique no ícone de atualizar e uma estrutura semelhante a essa da imagem abaixo irá aparecer, é a estrutura do relatório.
Conhecendo a estrutura do relatório
Para abrir o módulo para edição da estrutura do relatório no TOVS RM REPORTS, vá no menu Processos > Editar Estrutura
Ao abrir o editor de estrutura de relatórios, você irá notar onde cada funcionalidade do TOTVS RM Reports vai estar.
Do lado esquerdo, encontrarás uma caixa de ferramentas onde tem diversos controles que podem ser utilizados para a construção do relatório.
Do lado direito, encontrarás algumas abas com as propriedades e formatações dos campos que você for utilizar para a construção do relatório.
E na parte central está a estrutura propriamente dita do relatório, como cabeçalhos, rodapé, estrutura de detalhe onde os registros são exibidos.
Antes de criar o relatório
Antes de criar o relatório no sistema TOTVS RM Reports, é importante saber qual base de dados será utilizado para geração do relatório. O mais comum é usar as tabelas próprias do sistema ou com sentenças/consultas SQL. Você pode selecionar a base dados indo no Menu “Adicionar Fonte de Dados”
Para o nosso exemplo, nós vamos criar um cabeçalho e uma tabela com o nome do funcionário e a chapa.
Criando um relatório
Vamos inserir primeiramente um cabeçalho no detalhe. Clique com o botão direito e vá para Inserir Seção > Cabeçalho do Detalhe.
Note que irá aparecer uma nova estrutura no seu relatório, usaremos essa estrutura para ser o cabeçalho da nossa relação de Funcionários. Para adicionar os nomes, vá para Texto na caixa de ferramenta a esquerda, clique e arraste para o documento.
Você pode também ajustar a altura da seção, clicando e arrastando com o mouse e também você pode fazer melhorias na aparência, indo na Grade de Propriedades na caixa de ferramentas do lado direito.
Agora vamos adicionar a base de dados no relatório, Vá novamente em “Adicionar Fonte de Dados”, no nosso exemplo usaremos as tabelas do proprio sistema, pesquise o nome da sua tabela, notará que ira aparecer algumas configurações, selecione de acordo com sua necessidade e clique em Adicionar.
Dependendo da tabela de dados, muitos campos irão aparecer, mas como no nosso exemplo iremos usar apenas dois campos (Chapa, Nome do Funcionário), iremos procurar e selecionar o campo desejado. Ao encontrar, clique e arraste para a parte do Detalhe.
Com o relatório finalizado, você pode salvar o projeto clicando em Salvar ou usando o atalho CTRL + S, e pre-visualizar o relatório. Para isso, vá no menu superior em Exibição > Pré-Visualizar.
E assim ficou o nosso relatório final, este foi um exemplo simples para explicação, mas podemos trabalhar com relatórios mais complexos com mais informações.
Esse foi um breve resumo da visão geral e criação do primeiro relatório no TOTVS RM Reports, recomendamos que assista o nosso vídeo completo no início da página pois nele apresentamos uma explicação completa de cada ponto apresentados nesse artigo.
Se você quer aprofundar os seus conhecimentos nesse módulo, confira o nosso treinamento completo: Clique Aqui
Caso precise de mais informações entre em contato conosco.
A RFB Sistemas é uma consultoria independente e que pode auxiliar a sua empresa com serviços relacionados ao TOTVS Protheus e Power BI da Microsoft. Clique aqui para ter um atendimento personalizado!
Sobre nós:
A RFB Sistemas é uma consultoria e escola há mais de 15 anos no mercado e já atuamos em diferentes setores e portes de empresas ajudando a implantar a melhor solução para gerenciar os seus negócios, o que possibilita que sua empresa consiga tomar decisões mais rápidas, assertivas e claro otimizando resultados. Além disso já capacitamos mais de 1.600 profissionais a utilizarem as ferramentas, como: TOTVS Protheus e RM, Microsoft Power BI e Excel
Artigos Sugeridos
Atenção | Configurador de Tributos TOTVS Protheus – Leia antes de implantar a rotina Clique Aqui
Documentação e Referências
TDN TOTVS RM, clique aqui
Cadastro do Grupo de Eventos TDN TOTVS RM, clique aqui
Protheus, TOTVS, Microsiga e RM são marcas registradas pertencentes a TOTVS S/A.
A RFB Sistemas é uma consultoria independente da TOTVS, e não possui qualquer relação comercial ou de parceria com a TOTVS.
Os conteúdos apresentados nesse artigo não expressam a opinião da TOTVS, e foi criado exclusivamente para fins didáticos.