fbpx
São Paulo: (11) 3681-0857 ou (11) 4623-1496
WhatsApp: (11) 98488-2190

Quer aprender a montar uma proposta para consultoria de Protheus e Power BI que vai surpreender seu futuro cliente e fazer com que ele feche com você?

Então, continue lendo esse artigo, pois irei te ensinar as 4 fases de um projeto que devem estar inclusas na sua proposta comercial.

Homens de negócio discutindo sobre termos de um documento

Lembrando que essa é a terceira parte da nossa série Empreendendo com o Sistema de ERP Totvs Protheus e Power BI.

Portanto, caso você tenha perdido a nossa última aula, na qual expliquei como conquistar o primeiro cliente, sugiro que assista o vídeo completo aqui.

Por que é importante criar uma boa proposta de consultoria de Protheus e Power BI ?

Elaborar uma boa proposta de consultoria de Protheus e Power BI é uma fase que, por mais que não seja tão agradável, é essencial para você conquistar clientes e dar credibilidade ao seu serviço.

Afinal, esse documento oferece segurança ao solicitante, pois é uma garantia de que seu projeto irá entregar tudo que foi tratado em reunião.

Ademais, a proposta de consultoria de Protheus e Power BI também te resguarda de futuras demandas que possam surgir durante a execução do projeto, mas que não estavam dentro do combinado.

E não se esqueça de incluir no contrato os dados contidos na proposta, uma vez que esse documento será assinado, possuindo força legal.

Fase 1: Levantamento

Na primeira fase, deverão ser listados os serviços que você irá prestar durante a execução do projeto.

Caso seja um serviço de Power BI, você deverá levantar os indicadores que o seu cliente te solicitou em reunião.

Mas, se for um projeto de implantação do ERP, você precisa verificar quais são as rotinas padrões que o cliente vai necessitar.

Ademais, se durante o levantamento você perceber que nenhuma rotina padrão do sistema atenda a necessidade do cliente, as customizações necessárias também deverão ser detalhadas.

Fase 2: Parametrização ou Desenvolvimento

O seu próximo passo irá depender do tipo de serviço que você irá prestar para o seu cliente.

Por exemplo, se for um projeto de Power BI, será nessa fase que o analista vai realizar o desenvolvimento do dashboard. 

No entanto, caso seja um projeto de implantação de rotinas padrões, o consultor de ERP deverá efetuar o processo de parametrização do sistema.

Além disso, se na primeira fase foi identificado necessidade de customização de rotina, você terá que contratar um Desenvolvedor AdvPL para realizar esse serviço.

Fase 3: Treinamento

É na terceira fase que o Analista de BI deve ensinar ao usuário a utilizar o seu dashboard.

Afinal, essa ferramenta possui diversos segmentos, períodos de atualizações e indicadores, que farão parte da rotina desse operador.

Já o Consultor de ERP deverá realizar o treinamento dos módulos com os funcionários que irão operar esse sistema.

Atenção: as rotinas customizadas já devem estar concluídas nessa fase, para que o usuário aprenda a utilizá-las.

Fase 4: Homologação

Por fim temos a última fase, que nada mais é do que simular o sistema como se estivesse sendo operado em um ambiente de produção.

Essa etapa é extremamente importante, sobretudo em projetos de ERP, uma vez que esse sistema envolve diversos departamentos.

Por exemplo, ao emitir uma nota fiscal, o sistema gera informações para os departamentos: financeiro, de estoque e de produção (no caso das indústrias). 

Portanto, é primordial que todo o sistema esteja muito bem implantado de forma a evitar problemas futuros para a empresa.

E com a homologação, você consegue assegurar o funcionamento correto do seu projeto.

Bônus: Carta de finalização

O ideal é que você elabore também uma carta de finalização do projeto.

Esse documento, que deve ser assinado pelo cliente, garante que ele concorda que tudo que foi entregue está de acordo com o que foi combinado inicialmente na proposta.

Conclusão

Como você percebeu, realizar uma boa proposta de Protheus e Power BI não só faz a sua oferta se destacar, como também te assegura de eventuais problemas.

Portanto, coloque essas dicas em prática e passe a elaborar propostas excelentes para os seus futuros clientes!

Ficou com alguma dúvida? Então, clique aqui e assista esse vídeo completo!

 

A RFB Sistemas é uma consultoria e escola focada em treinamentos, especializada em formar profissionais das ferramentas Microsiga Protheus e RM da Totvs, além de Power BI e Excel da Microsoft. Não fique de fora, desenvolva seu potencial, faça parte do nosso grupo de alunos!

Quer conhecer nossos treinamentos? Então, clique aqui!

Se estiver procurando consultoria, basta clicar aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *