fbpx

Visão Gerencial Financeira

Você já ouviu falar da rotina visão gerencial financeira, do módulo financeiro do sistema de ERP TOTVS Protheus? ou não sabe como utilizá-la?Então, hoje eu vou te mostrar uma parte da nossa aula do treinamento financeiro, que acabou de ser regravada na versão 12.1.33 harpia sobre esse assunto.

Para que serve a visão gerencial financeira?

Este cadastro permite visualizar as visões gerenciais financeiras baseado no cadastro de Naturezas, sendo possível incluir, visualizar, alterar e excluir.A Visão Gerencial Financeira flexibiliza o cadastro de Naturezas Financeiras, permitindo que uma mesma informação possa ser exibida de diversas formas diferentes.Cada Visão Gerencial Financeira corresponde a uma análise diferente dos dados existentes no Financeiro da empresa. – Fote: TOTVSPara utilizar essa rotina e necessário ter um bom conhecimento sobre contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa e naturezas financeiras.Através desse cadastro é possível personalizar o fluxo de caixa por natureza ou por grupo de naturezas por exemplo.

Como incluir uma nova visão gerencial financeira?

Para acessar a rotina de visão gerencial financeiro, você vai em Atualizações > Cadastros > Visão Gerencial Financeira.

Agora vamos clicar em incluir  

Nessa tela você deve preencher o campo código e dar um nome para sua visão gerencial, também é possível acrescentar uma observação. Agora é só clicar em salvar e vamos para próxima etapa

Nessa tela eu vou começar a adicionar as minhas contas nessa visão gerencial, para isso eu vou dar um clique em incluir

Nessa tela ele apresenta o código da visão gerencial e a entidade gerencial, eles já vêm preenchido automaticamente, porém vou alterar o código da entidade.

Como exportar as informações para o Excel


Agora que você já sabe como descobrir o nome técnico de algumas tabelas, para exportar as informações para o excel, você precisa ir em consultas e depois em genéricos

Já na tela de genéricos, o Protheus vai apresentar uma tela com diversas tabelas, e logo abaixo o campo pesquisar.

Nesse campo, basta incluir o nome do cadastro de clientes, SA1 e pressionar o enter para pesquisar

Agora basta dar 2 clicks em cima do nome do cadastro de Clientes e irá apresentar uma tela com todos os campos disponíveis nessa rotina.

Clicando em dicionário, é possível marcar e desmarcar todos os campos e selecionar quais informações você deseja exportar. Para esse exemplo, irei selecionar apenas os campos de código, nome e endereço e clicar em OK.

Agora para exportar essas informações, basta clicar em EXP.CSV, logo acima em formato, você pode encolher entre CSV separado por virgula ou XML, no campo aplicação selecione a opção MS Excel e por último clique em confirmar para exportar em utilizando o formato CSV.

Para exportar em utilizando o formato XML é simples, troque para XML, na opção aberto com selecione MS Excel e depois clique em confirmar.

Pronto! Agora é só você abrir o excel e começar a tratar as informações

Para conferir esse tutorial completo veja nosso vídeo no Youtube!

Conclusão

Se você deseja se tornar um profissional diferenciado, a RFB Sistemas tem um combo perfeito para você, que abordará sobre Contas a Pagar, Contas a Receber e Tesouraria + Fluxo de Caixa!

Dê o primeiro passo hoje para se tornar um profissional de destaque, corre e adquira já o nosso Combo Financeiro

Se sua empresa precisa de suporte no TOTVS Protheus, entre em contato conosco, será um prazer te atender!

Sobre nós:

Temos A RFB Sistemas é uma consultoria e escola focada em treinamentos, especializada em formar profissionais das ferramentas Microsiga Protheus e RM da Totvs, além de Power BI e Excel da Microsoft. Não fique de fora e desenvolva seu potencial e faça parte do nosso grupo de alunos!


Q
uer conhecer nossos treinamentos? Então, clique aqui!

Se estiver procurando consultoria, basta clicar aqui!

Protheus, TOTVS, Microsiga e RM são marcas registradas pertencentes a TOTVS S/A.

A RFB Sistemas é uma consultoria independente da TOTVS, e não possui qualquer relação comercial ou de parceria com a TOTVS.

Os conteúdos apresentados nesse artigo não expressam a opinião da TOTVS, e foi criado exclusivamente para fins didáticos.