APRENDENDO PROTHEUS EM 2 MINUTOS – 2ªtemp – TAF

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje iniciaremos nossa 2ª temporada da séria aprendendo Protheus em 2 minutos.

E nessa 2ª temporada, nós vamos priorizar vocês, hoje vamos atender a solicitação de uma inscrita nossa chamada Andrea Martins, aonde ela deseja conhecer um pouco mais do Módulo TAF.

Se nunca ouviu falar do TAF, é um módulo recente da TOTVS, responsável por algumas entregas fiscais, entre elas uma muito conhecida no mercado que se chama E-Social.

Não se esqueça de deixar um comentário, pois o próximo vídeo pode ser o seu, sem mais delongas, vamos ao vídeo.

 

Já estamos no módulo do TAF, e primeiro quero explicar o porque a TOTVS o criou, bom caso você não saiba a TOTVS possui diversos sistemas de ERP, fora o Protheus como: RM, Datasul e Logix; que são os mais conhecidos entre vários outros. O que acontece, é que cada sistema possui seu próprio módulo fiscal responsável pelas entregas governamentais, assim quando o governo faz alguma atualização no formato de uma entrega fiscal ou cria uma nova obrigação fiscal a TOTVS é obrigada a atualizar todos os seus sistemas, para solucionar esse problema a TOTVS criou o TAF, que teria a missão de concentrar todas as entregas em um único módulo que foi desenvolvido com a tecnologia no Protheus, porém, antes de montar esse vídeos, nossa equipe fez um levantamento junto a alguns consultores do mercado, que trabalham com RM e Datasul, e fomos informado que por enquanto apenas o e-social está sendo entregue pelo TAF, mas no caso do Protheus o que tudo indica é que a maioria das entregas serão migradas para o TAF como já está acontecendo com o EFD Contribuições, GIA, entre outros.

 

Bom para demonstrar como o processo funciona, vou entrar no módulo fiscal ir em Miscelânea, Extrator Fiscal

Aqui na aba superior encontramos parametrizações, que é onde fazemos os filtros das informações para exportação dos arquivos para o TAF, como data de e data até.

Em configurações do Sistema, está presenta todos os campos disponíveis para exportação de dados para o TAF.

Depois da exportação voltamos para o módulo do TAF, vamos em miscelânea, em Integrações e importação de arquivos é onde integramos as informações exportadas do módulo fiscal para dentro do TAF, após finalizar esse processo entramos na rotina central de obrigações para envio dessas informações para o governo.

Claro que existe vários outros cadastros, para serem preenchidos no TAF, mas isso é assunto para um próximo vídeo.

Bom pessoal, espero que tenham gostado dessa nossa primeira aula, não esqueçam de dar um like no vídeo, se inscrevam no canal, ativem o sininho para não perder nenhum conteúdo! Compartilhe com os amigos que necessitam desse conhecimento.

Aguardo você na próxima aula, até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *