APRENDENDO PROTHEUS EM 2 MINUTOS – CONTABILIDADE GERENCIAL

Olá pessoal sejam bem-vindos a nossa nona aula da série aprendendo Protheus em 2 minutos.

Se você perdeu a nossa última aula falando sobre o estoque, eu vou deixar o link aqui pra vocês ( http://rfbsistemas.com.br/blog/2019/11/21/aprendendo-proth…-minutos-estoque/ ‎) então não se esqueçam de inscrever no canal do YouTube, deixa seu like e compartilha com seu amigo esse conteúdo, tenho certeza que você não vai querer perder.

Hoje vamos falar sobre o Contabilidade, então sem mais delongas, vamos lá.

Já estou no módulo contábil e primeiro vamos visualizar os principais cadastros que devem ser realizados para conseguir operar esse módulo, são eles: Calendário Contábil, Moedas Contabeis, Moedas x Calendários e por último Plano de Contas que são minhas entidades contabeis.

Agora vamos ver as rotinas que geram os lançamentos contábeis, são elas: Pontos de Lançamentos, também conhecido como lançamento padrão, pois é nessa rotina que configuramos o protheus para receber os lançamentos contábeis de formas automática das rotinas de nota fiscal de entrada, nota fiscal saída, baixa de títulos a pagar, baixa de títulos a receber que vimos nas ultimas aula dos módulos compras, faturamento e faturamento.

A segunda rotina é a de lançamento contábil automática que apesar desse nome, é onde incluo os lançamentos manuais que não vieram de outros módulos do protheus, ou caso minha empresa trabalhe apenas com o módulo contábil e essa seja a única opção para incluir um lançamento.

Para efetuar o lançamento, aqui na tela clico em incluir

e nessa proxima tela confirmo a data, lote e numero do documento.

Seguindo o primeiro campo que devo preencher é o tipo de lançamento, vai ser partida dobrada, a conta débito “51107006”= internet, a conta crédito “21101001” = fornecedores, valor R$150,00, e por último o histório do lançamento “serviço de internet – NF 235647”, clico em salvar, pronto o lançamento foi realizado e após esse processo eu já posso gerar os relatórios: razão e balancete que são famosos na contabilidade.

Bom pessoal, espero que tenham gostado da nossa videoaula, na próxima videoaula falaremos sobre o módulo Fiscal. Então não esqueçam de dar um like no vídeo, se inscrevam no canal, ativem o sininho para não perder nenhum conteúdo! Compartilhe com os amigos que necessitam desse conhecimento.

Aguardo você lá, até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *